terça-feira, 18 de setembro de 2012


RELATO DO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO 

39º Núcleo CPERS

Dias 11, 12 e 13 de setembro de 2012


CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO  QUE QUEREMOS

Escola pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, que contemple os interesses dos trabalhadores, dê acesso ao conhecimento, tempo integral com educadores qualificados e com condições físicas e de recursos humanos para atender as necessidades da escola.

CAMPANHA DA ZH

Analisamos que  a mídia incentiva hábitos de consumo infantis, reforça o individualismo e o apoliticismo. Diminui a importância da escola pública e usa dados sobre educação para desmoralizar a categoria.
Quando apoia o governo sobre a inexistência de recursos para pagar o PISO que é Lei ignora a defasagem salarial histórica dos educadores, por isso mesmo com aumentos ditos substanciais, ainda o básico permanece baixo.

PRÉ CONFERÊNCIA SOBRE O ENSINO MÉDIO

REPÚDIO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
NOMEAÇÃO DOS CONCURSADOS JÁ !
NOVO CONCURSO JÁ !
PISO JÁ !
·         Falta valorização dos trabalhadores em Educação
·         Falta estrutura nas escolas
·         Interdisciplinaridade e áreas não significa que cada disciplina perde sua identidade
·         Profissionalização dos educadores na mesma escola – fragmentação da CH interfere no envolvimento na construção do PPP
·         Concentração da CH do educador em um turno -observação sobre a instituição de 6º período sem levar em conta  a atuação em mais de um turno ou escola diferente –desrespeito ao direito de intervalo do trabalhador.
·         Rebaixamento do currículo na escola pública priva as classes populares do conhecimento formal.
·         Carga horária é insuficiente para planejamento (desrespeito ao 1/3 previsto em lei)
·         Orientação à pesquisa é hora aula.
·         Seminário integrado – Ignora a existência de projetos anteriores a reforma, carga horária progressiva defendida pelo governo é inviável (25 a 30% é viável) ,não tem professores para realiza-lo
·         PRONATEC verba pública no ensino privado(sistema S) e o falso politécnico serve apenas para encaminhar os alunos egressos do EM a este sistema.

 GESTÃO DEMOCRÁTICA

·         Importância de participar ativamente de todo processo incluindo propostas nos Planos de Gestão
·         ALERTA sobre as dificuldades de servidores estáveis nas escolas, inviabilizando a gestão democrática

Diretoria 39º Núcleo

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