quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ATENÇÃO

A 1ª CRE está estudando o PPGRH das Escolas e, como houve improbidade administrativa pelo governo do Estado contratando além do permitido pela última Lei da Assembléia Legislativa, há um excedente de 1000 contratados. Não temos clareza se este dado é somente de Porto Alegre ou de todo o Estado mas de qualquer forma é importante pautar as Direções para a transparência do que está sendo levado para a 1ª CRE e o retorno do estudo feito.

NOSSA UNIDADE É NOSSA FORÇA!



Boa tarde.
Compartilho com vocês o meu relato. Sintam-se à vontade para publicá-lo, repercuti-lo, espalhá-lo se assim o acharem conveniente. Estive pessoalmente ao 39º ontem, mas já havia encerrado o expediente. Em anexo vai uma imagem elaborada por mim, em parceria com uma amiga, Amália Leonel. Também podem usá-la.
Obrigado pela atenção, viva a educação!
Ismael
Hoje, 25/09/12, os pais dos alunos da 6ª série, 6º ano, 7ª e 8 ª série do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ildefonso Gomes, Porto Alegre, foram chamados para uma reunião com a diretora. Assunto: enturmação. Termo novo para a maioria dos presentes. Infelizmente, uma prática nada nova dos governos para enjambrar aquilo que não tratam com carinho há muito tempo: a educação pública. Trata-se de extinguir algumas turmas e distribuir os alunos entre as outras turmas remanescentes. Ao que parece, não há mais dinheiro no orçamento do ano para contratar novos professores. Porém, como sempre, há falta de professores. A conta da Secretaria de Educação é simples: faltam professores aqui nesta escola; tem poucos alunos lá na outra; portanto, juntamos os alunos de lá em uma quantidade menor de turmas e trouxemos alguns professores para cá. Tudo razoavelmente lindo no papel. Só no papel.
Vamos começar com os números. Os professores da 7ª série do Ildefonso terão que lidar com turmas de 35 alunos. Os professores de 6ª série herdarão uma bela turma de 42 alunos! Estamos no último trimestre do ano! Pedagogos, que linha segue o governo com essa medida?
Secretário, governador, os alunos não são como gado marcado, não são apenas números. Não bastasse isso, a enjambração, digo, enturmação no Ildefonso ainda leva à mudança de turno: todo o turno da tarde das séries envolvidas faleceu. E a vida de todos os envolvidos pode mudar assim com uma assinatura, em um trâmite burocrático de quem não tem dinheiro para investir na secretaria mais valiosa? Há alunos mais velhos que trabalham, estagiam. E agora, como farão?
A mudança foi informada à direção na segunda-feira, 17/09. Na mesma semana, professores se despediram e, amanhã, as novas turmas estarão em pleno (des)funcionamento. E o conteúdo? Dizem os otimistas: o conteúdo é o mesmo, ora! Sim... E eles estavam sincronizados? Como os professores equilibrarão uma turma dentro da outra? Essa medida unilateral, esse socamento de alunos ignora a tudo e a todos. Somos coisas, somos gastos. Vamos salvar o orçamento! Joguem os lápis no lixo. Cuspam a ponta do dedo e escrevam. Para que, afinal, pagamos impostos? Tenha um membro da família na rede pública de ensino e sinta na pele o carinho do estado.
Ismael Oliveira – irmão de aluno da Escola, presente na referida reunião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário