segunda-feira, 28 de maio de 2012

INFORME DA NOSSA IDA AO MP




Na tarde de sexta feira a Direção do 39º Núcleo esteve em audiência por convite do Ministério Público. Estiveram na reunião as professoras Marly Cambraia, Goretti Grossi, Ione Mandelli e nos acompanhou a professora Neiva Lazarotto, da Direção Central. Por parte do Ministério Público estavam o Procurador Geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga e a Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Izabel Irigaray.
Eles nos explicaram que o motivo de terem acatado o acordo com o governo do estado foi à boa fé. Entenderam eles que a ação movida pelo MP em obediência a Lei do Piso ainda demorará algum tempo até que realmente chegue a uma resolução final. E, portanto, a proposta do governo relativa ao completivo seria uma espécie de paliativo para a categoria. Esclareceram que não imaginaram os problemas que o completivo está causando na base da categoria, e nem que seria mais uma dificuldade para a luta do Cpers/Sindicato. Também não tinham a intenção de ferir o nosso Plano de Carreira. Reafirmaram ainda que, a ação exigindo do governo o cumprimento da Lei do Piso continua inalterada.




Da nossa parte esclarecemos à eles como funciona  a estrutura do Cpers/Sindicato, e que representamos a parcela da categoria organizada no 39º Núcleo. A seguir colocamos o mais claramente possível as conseqüências divisionistas que o acordo do MP com o governo, sem a participação do Cpers/Sindicato, trouxe para nossa luta. Reafirmamos que esperávamos do MP a exigência do cumprimento da lei, no básico de nossa carreira, atingindo toda categoria. Esclarecemos que o valor do completivo que o governo pagou atingiu no máximo R$ 400,00 (quatrocentos reais) e que o Governo confundiu TETO com PISO, e os valores realmente são baixos, tornando o salário de quem apenas fez EM com o de quem fez curso superior. Esclarecemos o quão nos é caro o Plano de Carreira, que estimulou a maior parte da categoria a se aperfeiçoar!!! Fizemos então a pergunta para qual ainda não encontramos resposta: Quem é o responsável pelo cumprimento de uma Lei Federal, no caso a Lei do Piso?
Para todos os educadores de luta queremos mais uma vez dizer que o nosso caminho é aquele que será construído por nós, pela nossa luta. Os poderes constituídos existem para manter  a estrutura de poder inabalada. O poder dos educadores é o poder da crença na sua luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário