terça-feira, 14 de abril de 2015


Não podemos aceitar a precarização do trabalho! Se não barrarmos o PL 4330/04, serviços essenciais nas escolas como limpeza, administração e alimentação passam a ser terceirizados através de contratação precária, sem nenhuma garantia dos direitos trabalhistas.
Mas não serão só esses profissionais que serão atingidos, os professores (as) também correm esse risco. Para nós, educadores, a aprovação desse projeto representa, entre outras duras consequências, o fim dos concursos públicos e, consequentemente, da estabilidade, além de acabar com o nosso plano de carreira, uma das nossas grandes conquistas após muitos anos de luta. Tudo isso está em jogo!
Não admitiremos retrocesso em nossos direitos trabalhistas! Exigimos a retirada do PL 4330!
Vejam as Conseqüências do PL 430/04:
De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o total de trabalhadores terceirizados em 2013 no Brasil correspondia a 26,8% do mercado formal de trabalho, somando 12,7 milhões de assalariados.
Ainda de acordo com um estudo, o trabalhador terceirizado tem maior rotatividade no mercado. Eles permanecem 2,6 anos a menos no emprego do que o trabalhador contratado diretamente e têm uma jornada de 3 horas semanais a mais. Além disso, recebem em média salários 24,7% menores, e a cada 10 acidentes de trabalho fatais, oito ocorrem entre trabalhadores terceirizados, devido à falta de treinamento e investimentos em qualificação.
Em anexo, enviamos linck com a íntegra do PL 4330/04. Pedimos que atentem ao artigo 12, que fala sobre a terceirização do serviço público. Além do projeto, enviamos também links de alguns textos importantes para o melhor entendimento do projeto e para vermos quais os riscos que estamos correndo. Segue, também, em anexo, um texto informativo sobre as consequências do PL 4330/04.
LINKS SOBRE O PL 4330/04:
Terceirização: fim dos concursos públicos e a falsa vantagem

Como o poder público também poderá contratar funcionários terceirizados o democrático meio de acesso por concurso público estará perto do fim. Qual a contrapartida para tantos prejuízos aos trabalhadores? Nenhum. Pois é uma falácia argumentar que a terceirização vai gerar mais empregos. Na verdade o que acontecerá vai ser a demissão em massa de empregados com carteira assinada para a contratação de terceirizados. O pior dos mundos para os trabalhadores e o melhor dos mundos para os bancos e grandes empresários. Apesar da aprovação na Câmara Federal no último dia 8 de abril a batalha nem por isso está perdida. Ainda teremos a discussão no senado e a possibilidade do próprio veto da presidenta Dilma. Para reverter uma possível decisão da Câmara favorável ao projeto, é necessário despertar o povo para a cruel realidade que ele acarretará, o que será também uma oportunidade de deixar claro de que lado está e que interesses defendem Eduardo Cunha, mídia hegemônica (Globo à frente), PSDB, DEM e outros arautos da moralidade que não fazem outra coisa que não seja noite e dia pensar em como extorquir o povo.

(Texto extraído do OF.CIRC Nº 032/2015 da Direção Estadual do dia 13 de abril de 2015.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário