sexta-feira, 30 de maio de 2014

FIQUE ATENTO


FIQUE ATENTO AO DECRETO 51519 de 28.05.14 que
 “Dispõe sobre o horário de expediente na Administração Pública Direta, nas Autarquias e nas Fundações Públicas, em dias de jogos da Copa do Mundo de 2014" para debater em sua COMUNIDADE ESCOLAR sobre o horário de funcionamento da escola.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

FALANDO EM BRINCAR

Na seção Falando em Brincar deste mês, divulgamos os eventos comemorativos ao Dia Internacional do Brincar:


28 de maio de 2014 - Dia Internacional do Brincar

Para comemorar o Dia Internacional do Brincar – festejado em várias partes do mundo em 28 de maio, sob o estímulo da International Toy Library Association(ITLA) e da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI) –, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), realizará os seguintes eventos nessa data:

Brinca FACED
Com a intenção estimular a comunidade universitária da FACED a comemorar o Dia Internacional do Brincar brincando, daremos continuidade à experiência iniciada em 2012, proporcionando estações de jogo com jogos e brinquedos da Brinquedoteca Universitária no prédio da FACED, com a mediação lúdica da equipe do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” e alunos das disciplinas da área de Jogo e Educação, sob coordenação das Professoras Tânia Ramos Fortuna e Leda de Albuquerque Maffioletti. Também haverá exposição e comercialização de livros infanto-juvenis e sobre Jogo e Educação.
Público-alvo: alunos, professores e demais funcionários da UFRGS;
Horário: 10h às 12h30min e das 17h às 18h30min;
Local: saguão do 3º. Andar e saguão térreo da FACED (se o tempo estiver bom, também do lado de fora do prédio).

* Conversa com quem gosta de brincar na Educação Infantil
Apresentação do livro Roda de Conversa na e da Educação Infantil e debate com a participação das autoras sobre o lugar do brincar na Educação Infantil.
Ministrantes: Raquel Dilly Konrath (Professora do Instituto Superior de Educação Ivoti – ISEI), Adriana Pilger Klerig, Andreia Sueli Valandro Kehl, Daniela Schvarzbolt, Deisi Gracieli Wommer Scherer, Katiane Breunig, Nádia Cristine Kornelius e Patrícia dos Santos (professoras na Educação Infantil da Rede Municipal de Ivoti).
Público-alvo: educadores em geral e estudantes na área da Educação;
Horário: 18h30min às 20h30min;
Local: na sala 101 (Térreo) da Faculdade de Educação da UFRGS.
Promoção: Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Apoio: Fórum Gaúcho de Educação Infantil
Coordenação geral: profa. Tânia Ramos Fortuna (DEBAS/FACED)
Coordenação executiva: profa. Leda Maffioletti (DEE/FACED).

Atividade gratuita, sem inscrição prévia (é só chegar e brincar!).

Maiores informações:
  Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” - FACED/UFRGS
       Fone: (51) 3308-3432
       Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br 

MURAL INFORMATIVO

  
 Recital de Flauta Doce Risos e Choros - com Luciane Cuervo

Realização: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) (RS/BR) Participação especial do violonista Guilherme Falcão.
Data: 28 de maio de 2014
Local: Salão Nobre da UFSCPA Rua Sarmiento Leite, 245  Porto Alegre, 
RS/BR


II Seminário Internacional de Educação - O Conhecimento e as Juventudes do Século XXI

Realização: Secretária da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, com parceria da UFRGS (RS/BR). Destacamos a participação do sociólogo francês Michel Maffesoli
Período: 02 a 04 de junho de 2014
Local: Salão de Atos da Reitoria da UFRGS - Av. Paulo da Gama, 110 - Porto Alegre, RS/BR

 III Seminário Universidade e Escola - A criança atual - a família, a escola e a mídia

Realização: Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na infância da PROREXT/UFRGS, com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS/BR)
Destacamos a participação da Profa. Tânia Ramos Fortuna, com o tema O que quer uma criança? Apontamentos sobre a infância na contemporaneidade.
Data: 07 de junho de 2014
Local: Salão de Atos da Reitoria da UFRGS - Av. Paulo da Gama, 110 - Porto Alegre, RS/BR

II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos

Realização: Programa de Pós-Graduação da FACED/UFRGS (RS/BR)
Período: 25 e 26 de agosto de 2014
Local: FACED/UFRGS - Porto Alegre, RS/BR

Notícias da Casa de Cultura Mario Quintana

·           Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão
A Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão na CCMQ (RS/BR) oferecem uma programação para todas as idades, com sarau poético, exposição, teatro, hora do conto e oficinas. Destacamos:
Ø  Programação comemorativa ao Dia Internacional do Brincar, no dia 28 de maio de 2014, das 14h30min às 20h30min.
Ø  Oficina Hora do Conto, com Jussara Mello, no dia 29 de maio de 2014, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.
Local: CCMQ - Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre, RS/BR

Notícias Cataventus

·           Roda de histórias para escolas, instituições ou comunidades, todas as quartas-feiras, na Usina do Gasômetro (RS/BR). Agendamento através do telefone (51) 3334.5155.
Destacamos:
Ø  Contação de histórias na sua escola!
Ø  Curso para Contador de Histórias, nos dias 14 e 21 de junho de 2014, na Sala Sapato Florido da CCMQ (RS/BR)
Fone: (51) 3334.5155 - 9902.1716
Informações: Espaço Cataventus - Rua Barão de Itaqui, 568 - Porto Alegre, RS/BR

Notícias Bando de Brincantes

·           O Bando de Brincantes (RS/BR) é um coletivo de arte que tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Conheça o pessoal do Bando, os trabalhos artísticos, a proposta pedagógica e muito mais navegando no site. Destacamos:
Ø  Lançamento do projeto especial Canto de Cravo e Rosa 4x1, em parceria com a Mil Palavras (RS/BR)



Inscreva-se até 29/05. Vagas Limitadas

segunda-feira, 26 de maio de 2014


Livro ESSAS MULHERES 
inspira estudante de Letras a escrever texto!
A LUTA TAMBÉM SE DÁ ATRAVÉS DA 
PRODUÇÃO ESCRITA!


Teoria e Prática: a situação dos professores brasileiros

Sem palavras rebuscadas, os autores (professores e alunos), demonstram a realidade da educação brasileira, através de dados do Rio Grande do Sul no livro Essas Mulheres: Saúde e Trabalho, organizado por Fátima Magalhães1.
Em programas de TV famosos, como “ação” da rede globo, são comuns exemplos de “escolas nota 10” com educação interdisciplinar de qualidade, na qual cultura, lazer e esporte também são prioridades, o que está muito distante da realidade nacional. Basta observar uma escola local (não precisar ir longe). Até escolas chamadas “de referência”, ainda não alcançaram esse patamar de ser exemplo para as outras, isso por os valores morais e prioridades serem invertidos, o que desencadeia várias problemáticas que dificultam o desenvolvimento tanto do professor quanto do aluno dentro da sala de aula e de todo o país, o que a leitura desse livro deixa claro.
O descaso com os trabalhadores em educação está crescendo bem como a desvalorização dos mesmos. Quantos por cento dos formandos de 2013 escolheram essa carreira? Quantos se inscreveram no ENEM de 2014 para cursar uma licenciatura? Não há esse dado, mas com muita facilidade sabe-se que não foram muitos e que desses um bom número “escolheu” por não ter outra opção. O desrespeito é visto em todo lugar, até mesmo dentro das escolas, lugar que contraditoriamente é mais opressor.
Os resultados não são positivos, professores não satisfeitos, não satisfazem os alunos e vão empurrando o estresse até onde der. Consequências: transtornos mentais, nervosismo, preocupações, tristeza, aumento de “licença-saúde” (doença) e vale ressaltar: os mais atingidos são de ensino inicial e de Língua Portuguesa.
A síndrome do momento: a de Burnout, quando a desilusão substitui o entusiasmo, quando o profissional deixa de acreditar no seu potencial de mudar a sociedade. Todos nós estamos muito expostos a mesma, pois: “os indivíduos que têm objetivos mais amplos e transcendentes para o seu trabalho são mais passíveis de desenvolverem Burnoutp. 22.
Os governos não se enxergam como responsáveis pela educação. Parece que a culpa dos alunos saírem da escola (desistência) é dos professores. Entretanto, é o sistema que determina tudo isso, a educação não é prioridade no Brasil. Se a educação e seus problemas forem vistos/trabalhados de forma dialética (discutidos entre os trabalhadores em educação ou não e os alunos, por exemplo) muitos desses problemas seriam resolvidos, mas o que se vê é estresse, desarmonia, competição dentro e fora das escolas, brigas, superioridade de uns sobre os outros, falta de informação – não há a troca necessária e nem a ajuda mútua.
Enquanto não alcançarmos a grande maioria desses profissionais para lutarem ao nosso lado não só por uma educação melhor, mas por uma sociedade inteira, muitos serão mortos por esse sistema, mortos fisicamente ou emocionalmente, muitos que deixarão de acreditar no seu “potencial transformador”.
Rita Silva, Letras UAST/UFRPE.
1.       Fátima Magalhães é professora aposentada do estado do Rio Grande do Sul.
2.       Texto baseado nas informações do livro “Essas mulheres: saúde e educação”


terça-feira, 20 de maio de 2014


EDITORIAL

  O 39º Núcleo do CPERS SINDICATO nos Encontros de Educação Construindo a
Educação que Queremos trouxe para a reflexão da categoria a necessidade dos educadores
debaterem, a nível de cada escola, a implantação de Grupos de Trabalho que conduzam a construção
dos projetos de forma democrática. Para encontrarmos a fórmula da educação que os filhos dos
trabalhadores merecem, em direção a uma escola pública de qualidade, é necessário construir
debates coletivos que pensem nossa prática e o tipo de formação continuada que queremos e
necessitamos para atingirmos as metas estabelecidas nos Projetos Políticos Pedagógicos que resultarem
destes debates.

              Em relação ao PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
que a SEDUC­RS aderiu, inúmeras denúncias tem sido trazidas em relação a sobrecarga de
trabalho dos educadores. A implantação do Politecnico aqui no Estado acarreta inúmeras
avaliações e progressões aos estudantes e obriga os educadores a aderirem, além de sofrerem
pressão e assédio moral para cumprirem as metas da qual não participaram da elaboração. A Portaria que
instituiu o processo de formação continuada do MEC não indica que deva ser da forma como está
sendo realizado no RS. A Portaria não estabelece prazo para a conclusão das horas e ainda prevê processo
público de escolha dos Coordenadores, o que não foi cumprido pela SEDUC-RS.
Entendemos que a autonomia das escolas deve ser respeitada e os educadores tornarem­se
SUJEITOS do processo de formação continuada nas suas escolas, participando ativamente  da
escolha dos coordenadores e do estabelecimento dos cronogramas de estudo a que vão se
somar com o objetivo, realmente, de uma melhor qualidade da educação.

sexta-feira, 16 de maio de 2014


Prezados Colegas, nos encontramos em processo eleitoral, para que o mesmo tenha êxito precisamos de sua ajuda.
Divulgue no seu mural, receba bem os candidatos, coloquem urna em sua escola.
Segue as nominatas dos candidatos do 39º Núcleo e da Direção Estadual.





quinta-feira, 15 de maio de 2014

15º Campeonato Estadual de Badminton e 
Curso de arbitragem de Badminton

Repassamos o convite para a participação no Campeonato Estadual de Badminton que acontecerá nos dias 24 e 25/05, no CETE em Porto Alegre.




quarta-feira, 14 de maio de 2014


Cia.TeatroFídico convida:

DESAMADOR

Dias 16, 17 e 18 de maio às 20h - sala 400 da Usina do Gasômetro.
 livre adaptação de “O amor esquece de começar”, livro de crônicas de Fabrício Carpinejar
“(...). tens - mais do que minha aprovação - minha admiração. será uma peça arrebatadora.” Carpinejar
Depois de encenar textos de autores como Marcelino Freire e Caio Fernando Abreu, o ator, jornalista e diretor Rodolfo Lima estreia seu quinto trabalho solo, DESamaDOR, baseado no livro “O Amor Esquece de Começar”, do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, publicada em 2006, pela editora Bertrand Brasil, que reúne uma série de crônicas sobre o amor e suas consequências.
Da mesma forma que o livro, a peça aborda, de forma pontual e com ares de subjetividade, o amor, sentimento tão perseguido por todos. A montagem ganha ares homoeróticos - como é de praxe nos trabalhos de Lima - pois o ator mescla a literatura de Carpinejar com uma história pessoal.
DESamaDOR (desama/ama/amador/dor) tem o apoio do próprio Carpinejar, que permitiu que sua poesia fosse apresentada por Rodolfo Lima. Ao ler a adaptação feita pelo ator - ainda sem as interferências pessoais - o autor respondeu: (...) vibrei, e acredito que tomou um caminho inesperado, do medo caminhando. bonito, de pungência e raiz, de alucinação amorosa, de interrogação e súplica. tens - mais do que minha aprovação - minha admiração. será uma peça arrebatadora.
Em cena, de forma limpa e sem recursos tecnológicos, o ator expõe as inquietações sobre o amor presentes na obra de Carpinejar, numa espécie de confissão pública. O trabalho estreou dia 08 de outubro de 2013 no Viga Espaço Cênico em São Paulo, passando depois por Campinas (UNICAMP/SP) e Santos (SP). Reestreia na capital paulista em novembro de 2014.
Serviço:
“DESamaDOR”
Adaptação, direção e interpretação: Rodolfo Lima
(a partir das crônicas de Fabrício Carpinejar)
Sexta a domingo 16 a 18 de maio, 20h - SALA 400 da Usina do Gasômetro
Fotos: Aurélio Prates
Desenho: Larissa Glebova
Design Gráfico: Betinho Neto
Video/teaser: Marcello Barranco - http://youtu.be/ylLT7v8oxjs
Duração: 60 minutos Livre
O ingresso será “pague quanto quiser” ao final do espetáculo.
Sobre O ator
RODOLFO LIMA trabalha na adaptação de textos literários para o palco desde a primeira peça que estreou em 2003, intitulada “Réquiem para um rapaz triste” (2003) e “Cerimônia do Adeus” (2013), livremente inspirada nas personagens femininas do autor Caio Fernando Abreu. Do mesmo autor, o ator encenou “Todas as horas do fim” (2007) e “Epifanias” (2009), este último como diretor. Lima organizou a primeira mostra paulista com textos de Abreu, a “Mostra Cênica Caio F.(2010) Os trabalhos do ator com as questões homoeroticas surgiram com “Bicha Oca” (2009) e mais tarde “Desamador” (2013). Respectivamente com os contos de Marcelino Freire e as crônicas de Fabrício Carpinejar.  
Graduado como jornalista, o ator já colaborou com resenhas críticas sobre teatro e cinema para diversos sites veículos on line. Atualmente é mestrando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pesquisando a dramaturgia homoerótica do dramaturgo Newton Moreno e mantém o blog: 
www.escritossobreaausencia.wordpress.com onde expõe informações sobre seus trabalhos e temas correlatos.




ATO PÚBLICO DO DIA NACIONAL DE LUTAS

DIA 15/05/2014 (5ª Feira);

ORGANIZAÇÃO: Comitês dos Atingidos pela Copa e o Espaço de Unidade de Ação;

CONCENTRAÇÃO: às 17h em frente ao Palácio Piratini (Praça da Matriz) e após caminhada unificada com os demais setores dos movimentos sociais, com previsão de encerramento das atividades às 21h.

terça-feira, 13 de maio de 2014

A ação jurídica visando a restituição do terço de férias para professores que estiveram em regência de classe entre os anos de 2001 a 2007, o CPERS/Sindicato informa que ela já é feita pela sua assessoria jurídica, devendo ser encaminhada, através do núcleo, até 31 de maio de 2014, tendo em vista que a prescrição da cobrança ocorrerá em 16 de junho de 2014.