quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MARCHA DOS SEM
6ª feira  6/12/2013 provavelmente a tarde
Caso queiram organizar micro da escola para conduzir os colegas contatar (51)85234715
Detalhes divulgados posteriormente quando a Diretoria Central encaminhar

quarta-feira, 20 de novembro de 2013



Lembrando o Centro Clandestino de Desaparecimento Dopinha 
e o militante resistente Ico Lisboa.



No próximo dia 18 de dezembro o Comitê Carlos de Ré da Verdade e da Justiça do Rio Grande do Sul promoverá um ato público na casa da rua Santo Antônio, nº 600.
Na década de 60 ali funcionou um centro clandestino de tortura e desaparecimento de pessoas contrárias à ditadura cívico militar de então, conhecido como ‘Dopinha’.
A partir das 12:00 horas o casarão será abraçado por militantes políticos e dos Direitos Humanos, por poetas, chargistas, por artistas plásticos, que deixarão ali seus registros, com exibição de filmes e esquetes temáticos.
Às 19h30 será realizado um ato político, com a presença de ativistas, convidados e autoridades, sendo afixada na casa uma placa que lembre que ali funcionou um centro de tortura. Na sequencia será realizado um sarau musical.
Esse ato objetiva chamar a atenção da população e pressionar os governos estadual, federal e municipal para a criação, ali, do Sítio de Memória Ico Lisboa, um memorial da luta de resistência e reparação dos crimes contra a humanidade.
O Plano Nacional de Direitos Humanos, criado por lei federal, determina a preservação e criação de sítios de memória e reparação. No âmbito do Mercosul, os Ministros de Direitos Humanos dos países do bloco assinaram o protocolo que manda criar em Porto Alegre um sítio de memória da resistência democrática e reparação dos crimes cometidos pelas ditaduras do continente. Esta cidade foi escolhida por ter sido aqui o ponto de cruzamento tanto das operações policiais-militares clandestinas da Operação Condor, quanto das rotas de fuga dos perseguidos políticos.
Integrante da Rede Brasil de Memória-Verdade- Justiça, o Comitê Carlos de Ré da Verdade e da Justiça do Rio Grande do Sul tem proposto que o Memorial Ico Lisboa seja esse sítio do Mercosul. E que o mesmo seja instalado nesse prédio, onde, em 1966 foi torturado e ‘desaparecido’ o sargento Manoel Raimundo Soares, assim como vitimados outros cidadãos e cidadãs.



O nome proposto homenageia o militante político catarinense-gaúcho Luiz Eurico Tejera Lisboa, sequestrado e assassinado em São Paulo em 1972 e sepultado clandestinamente pela ditadura. Seu corpo foi o primeiro no Brasil a ser encontrado e identificado, sete dolorosos anos depois, no Cemitério de Perus em São Paulo, comprovando-se a partir de então a politica oficial de desaparecimento de opositores por parte do Estado brasileiro.
Contamos com a divulgação e presença de todos/as!
DIA 18/12/2013
ATIVIDADES A PARTIR DAS 12h
ATO POLÍTICO ÀS 19h30
SARAU ÀS 20h30
RUA SANTO ANTÔNIO, N° 600
POR MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA!
Ajudem a divulgar!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETOS


Seguem considerações sobre os PLs 302/13 e 306/2013, que também estão na Assembleia Legislativa em regime de urgência, cujo prazo fatal é 05/12.






Caso sua Escola tenha interesse em organizar uma Van, contate com o Núcleo (3221.2380 / 3221.3345)



CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO


TARSO GENRO
MAIS UMA VEZ NÃO CUMPRE COMPROMISSOS 


- AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO?
- ABONO DIAS DA GREVE (Projeto não foi votada na AL)
- PROMOÇÕES EXCLUEM APOSENTADOS E FUNCIONÁRIOS

NOSSA LUTA CONTINUA!
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO
39º Núcleo do CPERS/Sindicato
- 21/11  Conselho Geral indica períodos reduzidos – debater a educação que queremos – Formar uma Comissão de Educação por Escola
- 22/11 (13h)  ATO PÚBLICO ESTADUAL – Concentração no CPERS,
- 23/11 (8H30)  Debate sobre
BLOCO PEDAGÓGICO (Salão do CPERS)
- 26/11  PERÍODOS REDUZIDOS – Debater a Educação
- 28/11 (18h30)    Debate sobre
GESTÃO DEMOCRÁTICA (Salão do CPERS)
- 05/12  REUNIÕES NAS ESCOLAS (chamar Comunidade Escolar)
- 08/12, (18h)  Peça POIS É, VIZINHA
(Teatro Dante Barone)
- 12/12, (16h)  CONSELHO DE REPRESENTANTES DE ESCOLA AMPLIADO
(Reunião no Núcleo com as Comissões de Educação das Escolas)

terça-feira, 12 de novembro de 2013


32º CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
de 16 a 19 de janeiro de 2014, no Centro Internacional de Convenções do Brasil - Setor de Clubes Sul, Trecho 2 - Brasília/DF.

O Congresso discutirá Resoluções sobre os temas: Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional, Política Sindical, Política Educacional, Balanço Político, Estatuto da CNTE, Políticas Permanentes e Plano de Lutas (ver prazos na página da CNTE).

O CPERS/Sindicato tem direito a 166 (cento e sessenta e seis) delegados(as) e 33(trinta e três) suplentes. Todos(as) deverão ser eleitos nas Assembleias Regionais.

O 39º Núcleo terá direito a 10(dez) delegados(as) eleitos levando em consideração a proporcionalidade do número de presentes na Assembleia do Núcleo.

ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO DOS DELEGADOS(AS) DO 39º NÚCLEO PARA O CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
DIA: 18/11/2013 (2ª FEIRA)
HORÁRIO: 17h (2ª CHAMADA)
LOCAL: SALÃO DE ATOS DO CPERS/Sindicato (Av Alberto Bins, 480/9º andar)

PROPOSTAS APROVADAS NO CONSELHO GERAL DE 08/11/13



PROPOSTAS DE MOBILIZAÇÃO APROVADAS
NO CONSELHO GERAL DE 08/11/13


1) Resolução sobre o debate educacional   Calendário:

                E Novembro:

                        Dia 21 = período reduzido – Reuniões nas escolas – Escolha da Comissão.
                        Dia 26 = período reduzido – Reuniões nas escolas.
               
                E Dezembro:

                        Dia 5 = Reunião nas escolas.
                        Dia 13 = Reunião das Comissões nos Núcleos.

E Fevereiro:

                               . Aproveitar a semana pedagógica para aprofundar o debate educacional.

                E Março: Etapa nas Escolas / Etapa Municipal / Etapa Regional.

                ¹ Debate com setores da universidade que acompanharam o debate do CPERS/Sindicato no último período.

                E Abril: Etapa Estadual.

Sineta Especial com subsídio para debate nas escolas (enviaremos ofício para os Núcleos com orientações mais detalhadas para a organização do debate).

2) Ato Estadual = Dia 22/11/13 Concentração no CPERS/Sindicato, às 13 horas.
                Convidar o Fórum de Servidores Púbicos Estaduais.
Pressionar o Governo para negociar os temas pendentes sobre os quais o governo se comprometeu de tratar com o CPERS/Sindicato durante a greve: Projeto do Auxílio Alimentação, Inclusão dos funcionários de escola e aposentados no calendário de pagamento de promoções e pagamento do retroativo, que não consta na proposta divulgada pelo Governo, Projeto de Lei de Inclusão dos funcionários que ficaram de fora do Plano de Carreira, Concurso Público para funcionários.

3) Exigir do Governo a transparência no processo de promoções, onde conste: classificação, pontuação por nível/classe (professores), nível/grau (funcionários), tendo o período das avaliações, se já implementada ou não. Tais informações devem constar no portal do servidor, com base na legislação existente (lei da informação e lei da transparência).

4) Encontro do Coletivo Estadual de Saúde com representantes das Comissões dos Núcleos, no dia 05/12/13.

5) Debate nas escolas e divulgação da Campanha aprovada no último Conselho sobre 1/3 de hora-atividade (móbile, adesivos e material informativo no site).

6) Participar da Marcha dos Sem, dia 06/12, com materiais denunciando o não pagamento do Piso Nacional para professores, funcionários e especialistas e demais pontos da Pauta de Reivindicações.

7) Debater com a categoria a Sineta Especial – Dia da Consciência Negra.

8) Participar da Audiência Pública, proposta pela Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, na Assembleia Legislativa, sobre a Implantação Compulsória do Ensino Médio Politécnico e a Avaliação Emancipatória, no dia 12/11/13 (terça-feira), às 9h.

9) Entregar documento durante a reunião de líderes da Assembleia Legislativa, para pressionar os deputados em relação ao envio do PL nº 200/2013 (abono das faltas dos dias de mobilização) para votação em Plenário, no dia 12/11/13 (terça-feira). (Um representante de cada Núcleo)

10) Assembleia Geral na segunda quinzena de março, com a pauta da mobilização e, na mesma data, Assembleia Geral para reforma estatutária, tendo como pauta a ampliação da representação dos aposentados do CPERS/Sindicato, conforme resolução aprovada no Congresso Estadual.         

11) Conselho Geral no dia 05/12/13, às 18h30min.

12) Nota Pública com a posição do CPERS/Sindicato sobre os Projetos do Governo: PL nº 294/13, nº 295/13, nº 297/13 e nº 298/13.

13) Chamar a categoria para os dias de votação dos projetos do Governo na Assembleia Legislativa.

39º é Bronze no Mundial Masters


segunda-feira, 11 de novembro de 2013


O CPERS/SINDICATO informa que as ações judiciais visando o recebimento dos valores retroativos referentes a Politica Salarial (Lei Britto) deverão ser encaminhadas até fevereiro de 2015. Com o advento da Lei 12.961/2008 a implantação do percentual restante ocorreu em quatro parcelas sucessivamente nos meses de agosto de 2008, março de 2009, agosto de 2009 e março de 2010, totalizando percentual de 23,28% para o Magistério e 19,90%. A cada mês que se deixa de ajuizar a ação é um mês a menos no cálculo dos valores a receber.

Audiência Pública Ensino Médio Politécnico - 12/11


Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA ETECNOLOGIA

 CONVITE
    A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputada Ana Affonso, convida para a audiência pública que debaterá a implantação compulsória do Ensino Médio Politécnico e a avaliação emancipatória, bem como suas repercussões na qualidade de ensino da rede pública estadual, conforme requerido pelos deputados Gilberto Capoani e Maria Helena Sartori.
    O evento ocorrerá em 12 de novembro, terça-feira, às 10h, no Teatro Dante Barone, 1º andar da Assembleia Legislativa, localizada na Praça Mal. Deodoro, 101, Centro Histórico da Capital.

Deputada Ana Affonso,
Presidente da CECDCT.

ATENÇÃO:

Os participantes, por orientação da Direção da Casa, devem fazer o cadastramento pelo site.

1.   Por motivos de segurança, não será permitida a entrada de participantes além da lotação do local. Por isso, é obrigatório o credenciamento através do site da Assembleia.
2.   Ao chegar, confirme seu nome na lista, com a recepção.
3.   Horário limite para garantia de entrada: 10h30min.



Instruções
: Entre no site www.al.rs.gov.br
Clique no banner que aparecerá na parte de baixo, relativo à audiência.
Preencha os campos e envie.




sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Blog estimula em matemática

IMPA oferece aperfeiçoamento nas férias
professores de Matemática
curso gratuito    via internet ou presencial no RJ
até 31/11     www.impa.br

sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Oficina de Escrita Terapêutica “Escrita Perceptiva: Lugar de Encontrar”
As oficinas serão ministradas por Marilice Costi, Especialista em Arteterapia, Mestre em Arquitetura, escritora, docente, oficineira, consultora e pesquisadora, especialista em saúde.
Organização: Marilice Costi
Datas: 09, 16, 23 e 30 de novembro e 07 de dezembro de 2013
Local: Rua Santana, 666, Cj. 504 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3028.7667 - somente à tarde com Maria
 î Oficina de Jogos Lógicos de Tabuleiro
Realização: Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)
Datas: 09 de novembro e 07 de dezembro de 2013
Local: AABB - Av. Coronel Marcos, 1000 - Porto Alegre, RS/BR
  III Curso de Brinquedista
Organização: Espaço Fênix Brinquedoteca Municipal de Capão da Canoa (RS/BR)
Período: 03 a 07 de fevereiro de 2014 - Inscrições de 25 de outubro a 15 de dezembro de 2013
Local: Espaço Fênix Brinquedoteca Municipal de Capão da Canoa - Av. Paraguassú, 330 - Capão da Canoa, RS/BR
Fone: (51) 3625.1128 - 3625.1151

Contação de histórias
Organização: ONG Cataventus (RS/BR)
Data: 15 de novembro de 2013
Local: Praça da Alfândega - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3334.5155 - 9902.1716
Notícias Bando de Brincantes
·           O Bando de Brincantes (RS/BR) é um coletivo de arte que tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Conheça o pessoal do Bando, os trabalhos artísticos, a proposta pedagógica e muito mais navegando no site. Destacamos:
            Espetáculo QUAQUARELA 
Período: 09 de novembro a 01 de dezembro de 2013
Local: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana (RS/BR) - Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre, RS/BR