segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO 39º NÚCLEO



Na Semana Cultural da CrêSer reforçamos o convite para o ARRASTÃO da EDUCAÇÃO PERMANENTE que será no dia 04 de novembro a partir das 14h30m, concentração na Praça da Matriz em frente ao Teatro São Pedro.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

32º CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
de 16 a 19 de janeiro de 2014, no Centro Internacional de Convenções do Brasil - Setor de Clubes Sul, Trecho 2 - Brasília/DF.

O Congresso discutirá Resoluções sobre os temas: Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional, Política Sindical, Política Educacional, Balanço Político, Estatuto da CNTE, Políticas Permanentes e Plano de Lutas (ver prazos na página da CNTE).

O CPERS/Sindicato tem direito a 166 (cento e sessenta e seis) delegados(as) e 33(trinta e três) suplentes. Todos(as) deverão ser eleitos nas Assembleias Regionais.

O 39º Núcleo terá direito a 10(dez) delegados(as) eleitos levando em consideração a proporcionalidade do número de presentes na Assembleia do Núcleo.

ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO DOS DELEGADOS(AS) DO 39º NÚCLEO PARA O CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
DIA: 18/11/2013 (2ª FEIRA)
HORÁRIO: 17h (2ª CHAMADA)
LOCAL: SALÃO DE ATOS DO CPERS/Sindicato (Av Alberto Bins, 480/9º andar)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

INFORMAÇÕES SOBRE O IPE SAÚDE









ATO EM DEFESA DO SUS

DIA 30 DE OUTUBRO – Concentração- 16 HORAS-
Ato Político 18 HORAS

NO LARGO GLENIO PERES – AO LADO DO MERCADO PÚBLICO

Contamos com a participação de todos!


ATO PÚBLICO no Largo Glênio Perez alusivo aos 25 anos do SUS. Na ocasião, estaremos nos manifestando contra a crescente privatização do Sistema Único de Saúde, na contramão dos princípios constitucionais e Reforma Sanitária.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013


Essas Mulheres 2 Convidam!

Nosso livro tornou-se um instrumento de Luta e de Reflexão para os Trabalhadores em Educação do Núcleo 39º e de todos e todas que ousaram participar com suas poesias e textos como convidados.



Pela segunda vez estaremos na Feira do Livro de POA, dia 08/11/2013 (6ª feira), no Memorial do RS, Térreo Sala 15 às 16 horas.

O tema deste livro “Opressão em Todas as Suas Faces” tornou-se uma bandeira de luta cotidiana e por isso O GT de Trabalho Essas Mulheres Opressão, Gênero e Saúde estão no chão de nossas escolas combatendo e denunciando esta prática.

A Classe Trabalhadora Merece e Luta por Respeito!!!!

Estejam tod@s conosco neste dia, autoras, trabalhadores em educação e amig@s.

Rumo ao Essas Mulheres 3

Comissão Organizadora do Essas Mulheres 2

Fátima Magalhães

Ione Belin

Marly Cambraia



O 39º Núcleo do CPERS/Sindicato registra seu protesto à não 

nomeação dos professores concursados. As escolas estão 

carentes de Recursos Humanos e mais uma vez o Governo 

terá que se valer do subterfúgio da contratação para suprir 

as necessidades das escolas, jogando para o ano de 2014 a 

solução desse problema.



NOMEAÇÃO JÁ!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013


32º CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
de 16 a 19 de janeiro de 2014, no Centro Internacional de Convenções do Brasil - Setor de Clubes Sul, Trecho 2 - Brasília/DF.

O Congresso discutirá Resoluções sobre os temas: Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional, Política Sindical, Política Educacional, Balanço Político, Estatuto da CNTE, Políticas Permanentes e Plano de Lutas (ver prazos na página da CNTE).

O CPERS/Sindicato tem direito a 166 (cento e sessenta e seis) delegados(as) e 33(trinta e três) suplentes. Todos(as) deverão ser eleitos nas Assembleias Regionais.

O 39º Núcleo terá direito a 10(dez) delegados(as) eleitos levando em consideração a proporcionalidade do número de presentes na Assembleia do Núcleo.

ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO DOS DELEGADOS(AS) DO 39º NÚCLEO PARA O CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
DIA: 18/11/2013 (2ª FEIRA)
HORÁRIO: 17h (2ª CHAMADA)
LOCAL: SALÃO DE ATOS DO CPERS/Sindicato (Av Alberto Bins, 480/9º andar)

A entrega do Campo de Libra

HEITOR SCALAMBRINI COSTA

No leilão do campo petrolífero de Libra, marcado para dia 21 de outubro próximo, o Governo Federal estará trocando por 15 bilhões de reais (previsão de arrecadação) as reservas fantásticas que poderiam financiar a educação, saúde e infraestrutura no Brasil em um futuro próximo. Obviamente, pelo fato de a indústria do petróleo contribuir com mais de 50% da produção dos gases de efeito estufa, essa fonte energética deve ser usada para fins mais nobres do que meros combustíveis.
O dinheiro arrecadado com o leilão vai para a conta única da união, e quem sabe não será usado para pagar à eterna divida externa ou ainda para pagar os juros da dívida interna para alguns acionistas de bancos?
Neste dia, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) pretende leiloar o maior campo de reservas comprovadas de petróleo brasileiro no pré-sal, descoberto pela Petrobras em 2010, e uma das maiores descobertas mundiais dos últimos 20 anos. Possui entre 12 e 14 bilhões de barris de petróleo e está localizado a 180 quilômetros do litoral, na Bacia de Santos, a 7.000 metros de profundidade.
Para se ter uma ideia do que representa este depósito de óleo basta dizer que corresponde a tudo que já foi extraído pela Petrobras desde a sua criação, há 60 anos, equivalendo também a todas as reservas do México.
No leilão, participarão 11 grandes empresas petrolíferas. Além da Petrobras, Petrogal (portuguesa, subsidiaria da Galp), Repsol Sinopec Brasil (espanhola/chinesa), Mitsui (japonesa), ONGC (indiana), Petronas (malaia), CNOOC e CNPC (chinesas), Shell (anglo-saxônica), Ecopetrol (colombiana) e a Total (francesa).
A empresa ganhadora pagará 15% de royalties divididos entre a União, Estados e municípios. Dos 5% que irão para a União, 75% serão destinados para a educação e os outros 25% para a saúde. Estados e municípios estão livres para investir em qualquer coisa. Portanto, atenção ao percentual que realmente será destinado à finalidade social, pois é bem inferior ao que diz a enganosa propaganda oficial.
A empresa que vai extrair o petróleo, descontando o custo real da produção, deverá também entregar 50% do saldo em petróleo para a União. Os outros 50% do petróleo serão das empresas, que certamente o enviarão para seus países de origem sem pagarem impostos ou royalties.
Além disso, a área de exploração do Campo de Libra é um reservatório totalmente conhecido, delimitado e estimado em seu potencial de reservas em barris. Ou seja, esta área não é um bloco aonde a empresa petrolífera irá “procurar petróleo”. Em resumo: um negócio excelente para estas empresas, e péssimo para o país!
Por que a política nacional do petróleo, a cargo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), é contrária aos interesses nacionais e dirigida a favor das transnacionais estrangeiras de petróleo? As denúncias contra a ANP são graves, e vêm de todos os lados, apontando que este leilão está direcionado ao cartel das multinacionais petroleiras para gerar superávit primário.
A entrega do petróleo que a ANP está patrocinando fere o princípio da soberania popular e nacional sobre a nossa importante riqueza natural que é o petróleo, chegando a se constituir em crime de lesa pátria.
Na exploração do pré-sal não existe problema – nem técnico, nem econômico – que o país não possa solucionar sem a presença das empresas estrangeiras. Com relação ao saber fazer, a Petrobras é líder mundial de tecnologia na produção de petróleo em águas profundas. Com relação aos investimentos necessários, o BNDES que disponibiliza crédito para tantas empresas privadas, inclusive transnacionais, bem que poderia emprestar para a Petrobras.
O próprio Tesouro Nacional, em vez de pagar juros aos especuladores de títulos da dívida interna, poderia investir, com bom retorno, no pré-sal. E a Petrobras, uma das maiores empresas do mundo, certamente tem crédito para conseguir empréstimos no exterior. Falta a decisão política.
Legalmente, através da Lei 12.351, sancionada em dezembro de 2010, no seu Art. 12, a União pode entregar o Campo de Libra, sem licitação, diretamente para a Petrobras. Esta, por sua vez, assinaria um contrato de partilha com a União, com o percentual do “óleo-lucro” (percentual bem alto, para beneficiar ao máximo a sociedade) a ser remetido para o Fundo Social. Assim se garantiria ao povo brasileiro o benefício total dessa riqueza, no seu devido tempo.
Além do evidente “entreguismo” que está configurado neste leilão patrocinado pelo Governo Federal, não se pode esquecer os recentes episódios de espionagem que ocorreu sobre a Petrobras, e que, sem dúvida, teve interesses econômicos na questão do pré-sal.
Isso, por si só, já recomendaria uma sensata suspensão deste leilão. Mas o governo está irredutível e ficará com a pecha de ser aquele que, de forma irresponsável, mais entregou as riquezas naturais do país à iniciativa privada.
HEITOR SCALAMBRINI COSTA é professor da Universidade Federal de Pernambuco

sexta-feira, 11 de outubro de 2013





CONVITE
A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Deputada Ana Affonso, convida paraa audiência pública requerida pela Dep. Juliana Brizola e demais deputados da Bancada do PDT, que debaterá “A aplicação da Lei 11.738/2008, que fixa o Piso Nacional para os Profissionais do Magistério Público”.
O evento ocorrerá em 15 de outubro, terça-feira, às10h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, localizada na Praça Marechal Deodoro, 101, Centro de Porto Alegre.

Solicitamos confirmação de presença.

Deputada Ana Affonso,
Presidente da CECDCT.

SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CPERS/Sindicato 
"Educação Libertadora e o Papel dos Educadores"
Dia 25 de outubro de 2013 (6ª feira)
Local Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro, Porto Alegre, RS.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS (29 VAGAS PARA O 39º NÚCLEO):
- Os participante do Conselho Geral são membros natos (7 VAGAS).
- Os demais participantes (22 VAGAS) serão escolhidos dentro do critério de ordem de inscrição.
- As inscrições devem ser feitas pelo fone (51)3221.2380 até o dia 18/10/2013 (6ª feira)

A programação será divulgada assim que o Núcleo receber informações da Direção Central.


PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ:
8h30min – Abertura.
9 horas – Painel: Concepção de Educação Libertadora X Políticas Educacionais de dilma e Tarso
Debate.

TARDE:
13h30min – Mesa de Debate: O Ensino Politécnico e sua Concepção e a Visão dos professores, funcionários e comunidade escolar no Processo Educacional. (painelista, professor, funcionário, estudante)
Debate.

Encerramento: 18 horas.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

LINHA TEMÁTICA VISITA TERRITÓRIOS AFRO-BRASILEIROS


Uma linha de ônibus especial educativa da Cia Carris Porto-Alegrense – “Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre”, projeto desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Direitos Humanos, de Turismo e Procempa, oferece àqueles que embarcam no veículo uma viagem no tempo e na história de Porto Alegre. O coletivo temático, adaptado e caracterizado especialmente para o trajeto, visita os pontos de referência da população afro-brasileira na Capital sob orientação da monitora Fátima Rosane André.

“A linha oferece a oportunidade de ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade. Em 2003, com a sanção da Lei 10.639, o ensino da história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio tornou-se obrigatório no país”, explica o coordenador da linha, Leonardo da Rosa. 

O ônibus circula por regiões historicamente reconhecidas como territórios de ocupação e constituição da população negra: o Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Campo da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da Avenida Érico Veríssimo), o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luis Garanha) e o Largo Zumbi dos Palmares. 

O projeto está aberto a grupos de instituições de ensino e sociedade civil, de terça-feira a sábado, mediante agendamento prévio. Todos aqueles interessados em saber mais sobre a história de Porto Alegre encontram no passeio uma fonte de aprendizado. Para marcar e receber mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Carris pelo fone 3289-2150 e pelo e-mail territorios.negros@carris.com.br.




quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Boletim do 39º Núcleo - Assédio Moral





Reunião Conselho de Representantes de Escolas 
39º Núcleo do CPERS

Dia: 03/10/2013 (5ª feira)
Hora: 15h30 (1ª chamada)
Local: Salão de Atos do CPERS (Av Alberto Bins 480/9º andar)
Pauta: Avaliação, Mobilização e Assuntos Gerais.