sexta-feira, 30 de novembro de 2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ENCERRAMENTO DAS AULAS DE DANÇA



    ENCERRAMENTO AULAS DE DANÇA

                      

                         39º NÚCLEO
    Venha conhecer o trabalho realizado e programe-se para participar no próximo ano.DIA 27/11 às 19h 30min   no Salão do Colégio Júlio de Castilhos 
    Traga um salgado e um presentinho para trocar com os colegas!
1º FÓRUM SOCIAL PALESTINA LIVRE
OFICINA AGENDA COLÔMBIA
ISRAEL - PALESTINA - COLÔMBIA - BRASIL

DIA: 1º DE DEZEMBRO (SÁBADO)
HORÁRIO: 12h30min
LOCAL: RUA DA PRAIA, nº 1234


DIA NACIONAL DO SAMBA

O 39º Núcleo do CPERS/Sindicato e a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel convidam os Educadores para comemorar o Dia Nacional do Samba. A festa será realizada no dia 2 de dezembro, domingo, com início previsto para às 20h, na Quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, em Viamão. O 39º disponibilizará transporte de ida e volta. O ingresso será R$15,00.
Interessados entrar em contato com o Núcleo pelo fone 3221.2380 ou e-mail cpers39@gmail.com até do dia 30/11.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


AGENDA COLÔMBIA -BRASIL
No dia 23 de novembro teve lugar a primeira Vídeo-Conferência em Escola da Agenda Colômbia-Brasil.






Organizada pelo 39º Núcleo do Cpers/Sindicato e pelo Centro de Professores do Colégio Júlio de Castilhos, aconteceu a Vídeo-Conferência da Agenda Colômbia-Brasil. O objetivo da agenda é construir a Solidariedade Direta: trabalhadores e estudantes dos dois países dialogando diretamente, ao vivo.




Com a vídeo-palestra do professor da Universidade da Colômbia e mediação do Sociólogo Maurício Avilez, exilado, mestrando da Ufrgs, alunos e professores tiveram a oportunidade de dialogar e trocar experiências.
Essa atividade foi também um chamamento para a participação dos brasileiros na Construção da Paz da Colômbia e no Fórum Pela Paz da Colômbia que acontecerá  em Porto Alegre, em maio de 20013.


Goretti Grossi
(Vice-Diretora do 39º Núcleo CPERS/Sindicato)

terça-feira, 20 de novembro de 2012


MANIFESTO QUILOMBOLA NEGRO E POPULAR PARA O 20 DE NOVEMBRO/2012

As violências perpetradas pelo Estado e Governo brasileiro em nível Federal, Estadual e Municipal e particulares contra as comunidades quilombolas , indígenas e juventude negra assumem, na atual conjuntura, uma face verdadeiramente hedionda. Tratam-se de assassinatos, ameaças de morte, descaso no cumprimento dos procedimentos administrativos e legais para demarcação e titulação dos territórios , expressão máxima do Racismo Institucional,  despejos violentos e ataques massivos praticados por neo fascistas, no nível do Poder Judiciário e do Poder Legislativo, a exemplo da Adi 3239, proposta pelo DEM ( antigo PFL), contra o Decreto 4887/2003 e o Projeto de Lei nº 44/07, de autoria do deputado federal Valdir Collato, do PMDB-SC que visa sustar a aplicação do decreto 4887/2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. E ainda o Projeto de Emenda Constitucional 215/2000 que ataca Quilombolas e Indígenas.
  Após mais de 250 anos de opressão histórica contra a população negra, rural e urbana, o século XXI assiste a reedição de medidas sócio-políticas que patrocinam um verdadeiro etnocídio contra comunidades quilombolas brasileiras. Temos exemplo disso aqui no Estado onde o Parlamento Gaúcho aprova a racista resolução 18/2012 que ataca Direitos de Quilombolas e Indígenas.
                  No mês da consciência negra não temos o que comemorar !
Atividades oficiais se repetem em todo País , marchas, seminários, debates, palestras, exposições etc; cuja tônica será a tentativa dos setores do movimento social negro e social cooptados pelo projeto político dominante dos herdeiros da casa grande de que tudo está bem e que o que é possível ser feito , está sendo feito.
                      Anunciarão, por exemplo, no que se refere às Comunidades Quilombolas, o Governo Federal estará editando 11 Decretos de Desapropriação , sendo dois deles , para Comunidades do Rio Grande do Sul, a saber Rincão dos Caixões e Manoel Barbosa, está última no Município de Gravataí, falarão da Lei Federal que regulamentou as políticas afirmativas nas Universidades Públicas; exaltarão o Estatuto da Igualdade Racial (Monstrengo que surgiu da junção dos interesses dos latifundiários e agronegócio representados pelo defenestrado amigo do “Carlinhos Cachoeira” Demostenes Torres (DEM), Onix Lorenzoni (DEM) e o representante dos interesses de uma casta de negros e negras cooptados em cargos de 5º, 4º, 3º escalões das diversas esferas de Estado o Paim) e não faltarão lideranças que subirão nos palanques e carros de som visando transformar o 20 de novembro , numa verdadeira apoteose de lava pés e beija mão das nova Princesa Isabel, Dilma, redentora, e de painhos e mainhas , em escala Estadual e Municipal por todo País, afinal de contas, precisão justificar, para seus patrões e patroas as migalhas (Cargos e financiamento para suas respectivas ONGs) que caem da mesa do banquete que as mineradoras, empreiteiras, bancos, papeleiras, agronegócio , fazem, sendo o prato principal o Brasil e a grande maioria do povo brasileiro em especial a maioria do povo negro, ou seja, transformar o 20 de novembro na sua negação , bem como, pequenas conquistas táticas, construidas com luta, e todas elas ameaçadas, em seu contrário.
                O impacto da violência direta por um lado, cuja expressão maior é o comprovado Genocídio da Juventude Negra consolidada através do aterrador número da mais 350 mil jovens negros, na faixa etária de 14 à 24 anos entre 97 e 2007, assassinatos e ameaças de morte de lideranças quilombolas , e indígenas , e de outro o racismo institucional expresso pelo descaso no cumprimento efetivo de conquistas presentes na Constituição Federa de 88, como o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias , portanto , 24 anos atrás e o saldo de , somente 122 Comunidades Tituladas num universo de mais de cinco mil comunidades quilombolas no País , um processo arrastado e lento que tem como desdobramento a desagregação de nossa resistência secular, transformando um Direito, em moeda de troca para poucos beneficiados, em detrimento da maioria, expondo muitas lideranças ao desespero da sobrevivência individual, ou a olhar para o próprio umbigo, perdendo o foco.
          Nesse 20 de Novembro, singelamente, e dentro das nossas possibilidades temos uma tarefa essencial. Temos que procurar diologar com a maioria que está fora da festa e da mesmice , procurar acumular forças e reagrupar os que querem lutar, reiniciar a caminhada de organização do nosso povo, ou seja, recuperar o carater de luta e denúncia do 20 de novembro.
          Essa será a principal homenagem que poderemos fazer aos nossos mortos, ou seja, não basta sobreviver como capachos e traíras, temos que viver com dignidade e alteridade entendendo que sem um projeto político estratégico de poder , sem identificar o inimigo, sem entender as manobras que o poder racista e burguês exerce , a energia generosa de nossas lutas, como em Codó no Maranhão, nos Silva e Morro Alto no RS, do Rio dos Macacos na Bahia. do Brejo das Criolas em MG, dos Guarani Kaiowá em MS e de tantos outros se esvairão.
        De nossa parte , em Porto Alegre, estaremos construindo um ato às 16h no dia 20.11 na frente da Prefeitura de POA, durante a concentração da Marcha Zumbi dos Palmares, uma construção coletiva com setores de juventude , como o Levanta Favela, Coletivo Catarse, Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas. Fração MNU de Lutas Autônomo e independente, SINTECT/RS, Quilombo Raça e Classe da CONLUTAS; Quilombo dos Silva , Quilombo Fidelix, Quilombo do Areal, Quilombo de Morro Alto, SINDPPD entre outros , denunciando o Racismo Institucional da Prefeitura de Porto Alegre que cobra um IPTU milionário do Quilombo da Família Silva e não titula o Quilombo Fidelix e Luis Guaranha, Denunciando o Racismo Institucional do Governo Federal , que através do INCRA /RS não publica o Relatório do Quilombo dos Alpes e , tampouco, notifica os grileiros não quilombolas que invadiram o Quilombo de Morro Alto; denunciar o Parlamento Gaúcho que aprovou uma resolução atacando Quilombolas e Indígenas; denunciar que a FETRAF/SUL e FETAG/SUL se uniu ao CNA para apoiar a famigerada PEC 215 e a ADI3239 do DEM atacando indígenas e quilombolas .

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


PRORROGADO O PRAZO 
PARA A ENTREGA DAS PRODUÇÕES
PARA  PUBLICAÇÃO DO LIVRO
“ESSAS MULHERES 2”

Foi prorrogado o prazo para o encaminhamento das produções para a publicação do livro
“ESSAS MULHERES 2”, um projeto do 39º Núcleo do CPERS/Sindicato. O tema é opressão em todas as suas faces e continuaremos reunindo material, agora, ATÉ O DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2012.

Os critérios continuam os mesmos:
Pensamentos, depoimentos e poemas: 20 linhas
Contos e crônicas: 3 laudas

Os textos devem ser enviados em fonte arial, tamanho 11, com espaço simples.

Envie sua produção para o nosso e-mail: cpers39@gmail.com.

Educador, libere sua criatividade

Informações:
Telefone: (51) 3221.2380
Blog: cpersnucleo39.blogspot.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


PROPOSTAS APROVADAS PELO CONSELHO GERAL DE 09/11/12

Eixo Central de mobilização para a Assembleia Geral:

            Reajuste emergencial de 28,98% para professores e funcionários

1. Dia 29/11 = Assembleia Geral na Praça da Matriz, às 13 horas.

2. Campanha de mídia para denunciar o Governo e chamar Assembleia Geral.

3. Visitas às escolas: discussão de paralisações, vigílias, atos, etc. para organizar calendário de pressão ao Governo e Assembleia Legislativa.

4. Assembleias Regionais de 19 até 26 de novembro.

Obs.: Nas Assembleias Regionais formar comissões para visitar escolas na semana que   antecede a Assembleia Geral.

5. Manifestações nas regiões por ocasião das visitas do Governador “Programa Interiorização do Governo”.

6. Dia 29/11 = Conselho Geral, às 8 horas.


OUTRAS PROPOSTAS:

7. Dia 14/11 = Ato Público contras as demissões e remoções dos contratados, em Porto Alegre.

            Obs.: Organizado pelos Núcleos 38º e 39º, com convite aos Núcleos da grande Porto Alegre.

8. Dia 29/11 = Participação na Marcha dos Sem – Caminhada saindo do Palácio Piratini logo após o término da Assembleia Geral.

            17h = Encontro da Marcha dos Sem com a Marcha da Palestina, na Av. Borges de Medeiros.
                        Obs.: O encerramento da marcha unitária será no Gasômetro.

9. Dia 28/11 = Participação de uma representação no Ato em Brasília contra o ACE e Reforma da Previdência.

10. Dia 20/11, Dia da Consciência Negra = Participar das atividades conjuntas organizadas na região e em Porto Alegre. (Materiais sobre o tema estarão disponíveis no site do Sindicato.)

11. Resolução sobre a participação no Fórum Estadual de Educação (FEE), instituído pela Portaria 214/2012, publicada no D.O.E. de 26/10/12.

12. Resolução sobre os problemas causados pelo Governo na nomeação do concurso – demissões dos contratados.

13. Resolução sobre o reajuste do Piso Nacional.

14. Inclusão na pauta de reivindicações do CPERS/Sindicato ao governo do Estado a manutenção das classes e escolas especiais, tendo em vista que está em curso um processo de extinção das mesmas.

RESOLUÇÃO SOBRE O FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Considerando que:

1. Por intermédio da portaria nº 214 de 26 de outubro de 2012, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul instituiu um FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (FEE), com representação de entidades patronais e de trabalhadores e competência para “acompanhar o processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação”, “a tramitação de projetos legislativos”, “os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação”, além de “cooperar no planejamento para a realização de conferências estaduais de educação”.

2. Além de ampla representação de membros do Governo do Estado, o FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO estará “administrativamente vinculado ao Gabinete do Secretário de Estado da Educação”, conforme regulamenta o art. 6º da referida portaria.

3. Coerente com uma visão neoliberal de educação, que prioriza políticas de favorecimento ao ensino privado e ao grande capital, o atual governo segue mantendo um rumo de desmantelamento da escola pública no RS e de violentos ataques aos educadores. Submisso às vontades dos capitalistas, que possuem profundos interesses na desqualificação do ensino público, o governo institui um FÓRUM DE EDUCAÇÃO com a presença de entidades como o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (SINEPE/RS), Federação das Indústrias do RS (FIERGS), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (FECOMÉRCIO), Federações de Empresários e Sistema S, além de outras representações patronais.

4. Em toda a política desenvolvida pelo governo Tarso não há um só traço de democracia real. O atual governo tem se caracterizado pela intransigência e pelo desrespeito aos trabalhadores em educação, pela indiferença em relação às demandas educacionais do povo gaúcho e pelo abandono dos compromissos assumidos em sua campanha eleitoral. Na verdade, há um sistemático ataque à democracia e aos direitos da comunidade escolar do Rio Grande do Sul. Sequer para audiências de negociação com o CPERS Sindicato há disposição real do governo Tarso e de seus secretários.

5. Evidentemente, a instituição do FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO tem por objetivo tentar legitimar a política que vem sendo aplicada no Estado. A participação de entidades de trabalhadores (centrais e/ou sindicatos) estaria apenas a serviço de simular diálogo e facilitar a aceitação das políticas que atacam os educadores e o povo gaúcho.


O Conselho Geral do CPERS Sindicato resolve:

1. Não participar do FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, divulgando amplamente os motivos de tal decisão.

2. Fazer um chamado a todas as Centrais Sindicais e todas as entidades representativas dos trabalhadores para que também não participem do FÓRUM.

3. Seguir mobilizando o conjunto dos trabalhadores do Rio Grande do Sul na defesa da educação pública de qualidade, voltada aos anseios da classe trabalhadora e do povo gaúcho.

                                                                                  Porto Alegre, 9 de novembro de 2012.

RESOLUÇÃO SOBRE NOMEAÇÃO DOS CONCURSADOS E DEMISSÕES DOS CONTRATADOS

Considerando que:

  1. O governo Tarso, durante a campanha eleitoral, se comprometeu com a realização de concurso público para professores e funcionários. Na campanha salarial de 2011, um dos pontos negociados entre o CPERS Sindicato e o governo foi a realização do mesmo e a nomeação dos aprovados ainda em 2011. No entanto, só depois de muita pressão, o concurso foi realizado em abril de 2012, e apenas para professores;

  1. Apesar de reconhecer a existência de um grande número de vagas nas escolas, o governo decidiu realizar um concurso para preenchimento de apenas 10 mil vagas. E, para piorar, através de critérios absurdos e irregulares, criou enorme dificuldade para aprovação dos educadores. O resultado dessa ação é que apenas 50% dessas vagas serão preenchidas;

  1. Sem o mínimo respeito aos estudantes e ao processo pedagógico, cria mais um caos nas escolas do nosso estado quando determina as nomeações e as substituições dos professores contratados em pleno mês de novembro;

  1. A necessidade real é muito superior à que vem sendo trabalhada pela Secretaria de Educação, na medida em que o governo não está respeitando o critério de 1/3 de hora-atividade, estabelecido em lei. Os educadores, nomeados e contratados, estão cumprindo, em sala de aula, uma jornada superior à que deveriam, sendo esta mais uma atitude ilegal do atual governo;

  1. Milhares de educadores são penalizados com a perda de seus direitos trabalhistas em virtude da instituição sistemática do regime de contratação temporária. Sucessivos governos vêm utilizando essa prática para economizar verbas com a educação pública, e submetendo os trabalhadores a uma precarização violenta das suas condições de trabalho;

  1. Agravando mais ainda essa situação, o atual governo efetuou, ao longo desse ano, milhares de contratações e já enviou para a Assembleia Legislativa mais um projeto que autoriza novas contratações para 2013.


O Conselho Geral do CPERS/Sindicato exige:

1- Que não haja troca de professores no final do ano letivo.

2- Respeito aos empregos dos colegas contratados, pois continuam existindo milhares de vagas nas escolas públicas. Readmissão dos demitidos.

3- Concurso público para professores e funcionários com critérios de aprovação compatíveis com a legislação  vigente.

4- Apoio do CPERS/Sindicato às manifestações dos pais e estudantes que protestam contra os desmandos causados pelo Governo no final do ano.

                                                                                  Porto Alegre, 09 de novembro de 2012.

RESOLUÇÃO SOBRE O REAJUSTE
DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL


Considerando que:

- A Lei do Piso Salarial Nacional segue sob ataque, pois a nova ADIn 4848, apresentada por seis governadores, inclusive Tarso Genro, do PT, engrossa as ações contra os reajustes anuais baseados no custo-aluno do FUNDEB. Isto reforça o ataque contido no PL 3776/2008, de autoria do Governo Dilma, o qual fixa o reajuste do Piso apenas pela variação do INPC;

- A Direção da CNTE passou a negociar, sem consultar as bases, com o Governo na Câmara, um critério alternativo que combina a adoção de 50% do custo-aluno da média do FUNDEB de dois anos, mais o INPC do ano anterior;

- A base deve ser ouvida em Assembleias nas entidades de base.


O Conselho Geral do CPERS/Sindicato resolve:

1 – Manter a sua posição pela aplicação integral da Lei do Piso, pois entende que direito não se negocia, se aplica e se amplia.

2 – Conclamar a CNTE para que revise a sua posição e que, ao invés de cair na armadilha de descaracterizar a lei duramente conquistada, organize a continuidade da luta nacional pelo seu efetivo cumprimento. Deve organizar uma campanha para exigir do Governo Dilma que tome medidas para forçar os prefeitos e governadores a aplicarem integralmente a Lei do Piso. Que Dilma condicione qualquer repasse do FUNDEB à prestação de contas, responsabilizando legalmente prefeitos e governadores que desrespeitarem a nossa Lei.


Porto Alegre, 09 de novembro de 2012.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012





IONE TRINDADE ALMEIDA
 

Companheiros de luta não morrem jamais.
Apenas partem antes de nós.”



O falecimento repentino de nossa companheira Ione Trindade Almeida,  ocorrido no dia  10 de outubro de 2012, representa uma grande perda para os seus amigos/ amigas e familiares, bem como para o movimento sindical, educacional e político.  Por sua capacidade de ouvir e de analisar com isenção , por sua cultura e sabedoria, por sua lealdade , ela deixa   um vazio e uma grande saudade, naqueles que com ela conviveram.  Reconhecendo seu grande valor pessoal e intelectual, lamentamos sua morte prematura,  agradecendo por toda a sua grande contribuição, dada ao longo de décadas.      
   
Natural de Alegrete, com formação em Filosofia , Pedagogia/Orientação Educacional e Pós-graduada em Educação,  atuou em várias escolas, dentre essas, Esc.Téc. Parobé e Colégio Est. Júlio de Castilhos. Foi  Presidente da AOERGS -Associação dos Orientadores Educacionais do RS.  Fez parte da Diretoria Estadual do Cpers-Sindicato.  Coordenou a Comissão Estadual de Educação do Cpers.   Foi membro do Conselho Estadual de Educação, por duas gestões, representando nosso Sindicato, e também foi Conselheira do Fundef.
      
Por ser essa incansável lutadora no meio sindical, educacional e político, vai a nossa homenagem à Ione, essa grande mulher e cidadã exemplar.
                                

                                                        Porto Alegre, outubro/2012.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DIÁLOGO SOBRE O SEAP
 E AVALIAÇÃO DE PROFESSORES

DIA: 08/11 (5ª FEIRA)
HORÁRIO: 17h30
LOCAL: SALA 304 DO CPERS

39º NÚCLEO DO CPERS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ATO DE REPÚDIO AS DEMISSÕES DE CONTRATADOS PELO GOVERNO TARSO

A Direção do 39º Núcleo do CPERS de Porto Alegre divulga a indignação da Comunidade Escolar com mais esse desrespeito do Governo Tarso. Não bastasse o NÃO CUMPRIMENTO da Lei Federal do Piso Salarial Nacional do Magistério, a "enturmação" posta em prática no mês de setembro, agora o Governo Tarso atropela o último trimestre escolar com a troca abrupta de professores. O concurso para o magistério aconteceu no início do ano. A nomeação dos aprovados iniciou agora no terceiro trimestre. Os alunos necessitam de um período de adaptação aos seus professores e vice-versa. Existe um planejamento e organização da Escola, das disciplinas, dos trabalhadores.
A vida da Comunidade Escolar está sendo desorganizada no período final do Ano Letivo.
Propomos, enquanto representantes classistas, que seja feito um período de transição. Isto permitiria que que o Ano Escolar de 2012 encerrasse seguindo o planejamento de cada Escola normalmente e sem prejudicar alunos e professores.
Os alunos do Colégio Instituto de Educação farão um Ato de repúdio ao Governo hoje, 06 de novembro, às 17h30, em frente à Escola.
Os alunos do colégio Protásio Alves se manifestarão amanhã, às 7h30, em frente à sua Escola.

ATO DE REPÚDIO AS DEMISSÕES DE CONTRATADOS PELO GOVERNO TARSO

HOJE, 06/11/12, ÀS 17h30, 
NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FLORES DA CUNHA
AMANHÃ, 07/11/2012, ÀS 7h30, 
NO COLÉGIO PROTÁSIO ALVES

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


I  N  F  O  R  M  E  S


Imposto Sindical

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB - e a Federação dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – FESSERGS -, ajuizaram ação (001/1.09.0214821-8) postulando o desconto do “imposto sindical”, sendo que obtiveram liminar no processo.
O CPERS/Sindicato interviu na ação, conseguindo afastar o desconto dos membros do magistério e funcionários de escolas integrantes do Quadro de Servidores de Escola.
O processo permanece em discussão, não havendo decisão judicial final sobre a questão.




Empréstimos

Consultados sobre desconto no contracheque indicados como “empréstimo”, informamos que o mesmo é relativo à Ação 001/1.09.0213611-2, que a FESSERGS, como autora, considera não quitados.
Estes descontos não são decorrentes de cobrança do “imposto sindical”, eis que há rubrica própria para tal cobrança.


                                                                                  Diretoria do CPERS/Sindicato.

sábado, 3 de novembro de 2012

Estamos mais uma vez diante de situações difíceis na educação.... novos nomeados chegando nas escolas... qual o critério de preenchimento de vagas? Se sou concursado quero escolher escola... e aquele contrato que estava lá há anos cumprindo a função, que vai ser feito dele? expulso e rua? remanejado? E os alunos que estavam com ele há um mês e meio do final do ano, vão ter novo professor, novo olhar??? Existem contratos a mais? Não deveriam sair os últimos que foram contratados? Por outro lado espaço para perseguições políticas ou tentativas de assegurar que o contrato fique em função da eleição de direção!!! A reação e solução está em conselhos escolares atuantes, que respondam coletivamente.. ouvindo pais, alunos e professores para equacionar as dificuldades... não dá para agirmos "salve-se quem puder" pois não há nada mais forte do que "todos nós juntos".
Sem contar a negociata para rebaixamento do reajuste do PISO e nosso Secretário ainda achando que 9% é impagável!!!
E os Funcionários de Escola não merecem atenção? Eles não têm promoções desde 2000, estão sobrecarregados com o Programa Mais Educação.Cadê o CONCURSO? E A VONTADE POLÍTICA DE FAZER LEI ESTADUAL PARA PAGAR O PISO?
O CPERS-SINDICATO É NOSSO INTERLOCUTOR JUNTO AO GOVERNO! Quando estava do lado de cá este SR.Secretário defendia negociação e diálogo com a categoria através do Sindicato, agora nem recebe a Direção!!!
POR CRITÉRIOS JUSTOS NA NOMEAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE CONTRATOS.PELO PREENCHIMENTO DE VAGAS EM ABERTO PRIORITARIAMENTE!
DEBATA EM SUA ESCOLA, ORGANIZE PARTICIPAÇÃO NA ASSEMBLEIA DO NÚCLEO NO DIA 28/11 ás 16h30 no SALÃO DO CPERS.
VAMOS PREPARAR A ASSEMBLEIA GERAL DO DIA 7/12 E DAR A RESPOSTA A TODOS OS ATAQUES A EDUCAÇÃO!

Marly Cambraia
Diretora Geral 39º Núcleo -CPERS Sindicato

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Inscrições gratuitas no local
Informações:deds@prorext.ufrgs.br
ELEIÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA

Todas as questões que gerem dúvida nas Comissões Eleitorais para Eleição de Diretores nas Escolas de Porto Alegre devem ser encaminhadas para a COMISSÃO ELEITORAL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA da SEDUC pelo e-mail eleicaodediretores@seduc.rs.gov.br ou pelos fones 3288.7634 ou 3288.4727 com a Profª Sonia Pacheco (representante do CPERS na Comissão)

A Diretoria