quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dias e programas em que serão exibidos o VT
do CPERS sobre o Piso e Assembleia Geral


Segue a relação de programas e emissoras em que serão veiculados o VT do CPERS/Sindicato cobrando a implementação do Piso e chamando à categoria para a Assembleia Geral.

 SBT
SBT Rio Grande/Manhã           - 28/02
SBT Rio Grande                       - 29/02 e 01/03

RECORD
Rio Grande no Ar                     - 28/02, 29/02 e 01/03
Fala Brasil                                 - 28/02, 29/02 e 01/03
Hoje em Dia                            - 28/02, 29/02 e 01/03
Balanço Geral                           - 28/02, 29/02 e 01/03
Tudo a Ver                              - 28/02, 29/02 e 01/03
Rio Grande Record                   - 28/02, 29/02 e 01/03

RBS
Jornal Nacional                         - 28/02 e 29/02
RBS Notícias                            - 28/02
Novela III                                - 29/02
Bom Dia Rio Grande                - 01/03
Jornal do Almoço                     - 01/03

BAND
RS Acontece                             - 29/02 e 01/03
Jogo Aberto RS                                    - 28/02 e 01/03
Brasil Urgente Local                  - 29/02 e 01/03
Band Cidade                            - 28/02, 29/02 e 01/03


Para assistir ao VT, são duas as possibilidades: no portal do sindicato e no youtube, através do endereço http://www.youtube.com/watch?v=VNnafEA2eHs&feature=player_embedded

CAMINHOS PARA A PAZ NA COLÔMBIA



    Agenda Colômbia-Brasil saúda a decisão histórica das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia, FARC-EP, anunciada no domingo, dia 26 de fevereiro, de libertar de forma unilateral os últimos 10 policiais e militares do Estado colombiano, mantidos em seu poder como “prisioneiros de guerra” e de revogar a lei 002 de 2000, a qual põe ponto final à pratica de retenções econômicas como método de financiamento de sua luta[1]. 

    A decisão das FARC-EP mostra o seu interesse de abrir caminhos para uma solução política dialogada do conflito. Soma-se nesta conjuntura a posição manifestada pelo Exército de Libertação Nacional – ELN, no dia 28 de fevereiro, de buscar uma saída política ao conflito que vive Colômbia[2]. É necessário dizer que esses passos dados em direção a construção de paz têm sido um esforço da organização Colombianos e Colombianas por la Paz que estabeleceu mecanismos de interlocução com a insurgência colombiana para criar cenários possíveis para diálogos entre o governo colombiano e as organizações insurgentes[3]. Desta mesma forma há que destacar o papel que tem assumido o processo popular Marcha Patriótica, como proposta que abre caminhos para a paz e para a construção alternativa de poder pelas organizações sociais e de base do povo colombiano[4].  

    Há necessidade de pressionar ao governo da Colômbia, na pessoa do presidente Juan Manuel Santos, para que aceite o inicio do processo de diálogos de paz, permitindo ir avante na solução política ao conflito retomando a agenda inconclusas do Caguan com as FARC-EP[5] e as propostas feitas pelo ELN[6]. Para que não sigam mantendo a postura política que privilegia a estratégia militar da pax romana de “cadeia ou a tumba[7]”. Para que não siga criminalizando a cidadãos colombianos e às organizações sociais que tomam as bandeiras, do principal anseio do povo colombiano: a paz com justiça social. 

    Agenda Colômbia-Brasil, como um processo de construção de solidariedade de organizações sociais e políticas do povo brasileiro e colombiano, acredita que a superação dos problemas que originaram o conflito que ainda se mantém, como a impunidade, a iniquidade econômica e a injustiça social por vias verdadeiramente democráticas permitirá encontrar uma solução ao conflito. Acredita que a solução política ao conflito é o caminho para a construção da paz com justiça social e de uma Colômbia democrática com espaços para todas e todos.

    Agenda Colômbia-Brasil chama às organizações sociais e políticas brasileiras que acreditam na solidariedade entre os povos:
   
    Para mobilizar-se, através de suas pautas de luta e pressionar com manifestações publicas ao governo e às organizações insurgentes da Colômbia para que retomem os diálogos de paz de forma transparente ao povo colombiano.

    Pedir ao governo brasileiro que mantenha sua atitude de apoiar as iniciativas de paz na Colômbia e para que peça, em conjunto com a UNASUL, que o governo colombiano retome os diálogos de paz com as organizações insurgentes.

    Para que apóiem o processo popular Marcha Patriótica, que esta sendo construído na Colômbia, como proposta que abre caminhos para a paz e construção alternativa de poder das organizações sociais e de base do povo colombiano, pedindo que seja respeitado este movimento, não seja criminalizado e lhes sejam dadas todas as garantias para seu desenvolvimento.


Agenda Colômbia-Brasil
A Solidariedade é dos Povos!!!  

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SUGESTÕES DAS ESCOLAS
PARA A NOSSA LUTA

- Os educadores da EEEF Duque de Caxias estão se organizando para colocarem uma faixa na frente da Escola com os seguintes dizeres:
"O PISO É LEI. NÃO ABRIREMOS MÃO!". 
O 39º Núcleo apoia a iniciativa das companheiras inclusive com complementação de verba. Faça o mesmo em sua Escola e entre em contato com o Núcleo.


14, 15 e 16 de março - Paralisação Nacional
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AGENDA MARÇO / 2012


01/3 (quinta-feira)
 
14h CONSELHO DE REPRESENTANTES
15h30 ASSEMBLEIA REGIONAL

LOCAL:CPERS - SALA 301

2/3 (sexta-feira)
 
13h30
ASSEMBLEIA GERAL

LOCAL: EM FRENTE AO
PALÁCIO PIRATINI







08/3 (quinta-feira)
 
LANÇAMENTO LIVRO ESSAS MULHERES

17h –LARGO GLÊNIO PERES


14/3 (quarta-feira)
 
PARALISAÇÃO NACIONAL
PELO PAGAMENTO DO PISO

REUNIÃO ZONAIS 16h
(conferir local)

15/3 (quinta-feira)
 
PARALISAÇÃO NACIONAL
PELO PAGAMENTO DO PISO

VIGÍLIA EM FRENTE AO PALÁCIO PIRATINI 
entre 16h e 19h


16/3 (sexta-feira)
 
PARALISAÇÃO NACIONAL
PELO PAGAMENTO DO PISO

Atividade em conjunto com o Funcionalismo Público
(a confirmar local e horário)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O MUSEU SENSÍVEL
Abertura segunda-feira, dia 19, às 19h. Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h. Até 18 de março de 2012. Entrada franca.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul
(Praça da Alfândega, s/nº), em Porto Alegre, fone (51) 3227-2311.
A exposição: apresenta cerca de 250 obras de 132 artistas mulheres do acervo do Margs, a maioria jamais exibida. A curadoria é de Gaudêncio Fidelis.

Dores da Colômbia

Do artista Fernando Botero
Centro Cultural Erico Verissimo (Andradas, 1.223)
Curadoria: Museu Nacional da Colômbia
Visitação: de 21 de janeiro a 8 de março de 2012, de terça a sexta, das 10h às 19h, e nos sábados, das 11h às 18h
Entrada franca

Boletim 39º Informa - Fevereiro de 2012




Boletim 39º Informa - Dezembro de 2011





_________________________________________________

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O CPERS?
      Sou professora aposentada e, talvez uma das mais antigas sócias do CPERS. Associei-me logo no início de minha carreira quando a entidade era ainda o CPP (Centro de Professores Primários). Acompanhei toda a trajetória deste sindicato e participei de todas as mobilizações.
      Devo ao CPERS grande parte de minha formação de cidadania. Fazíamos em minha cidade grandes seminários e encontros para debater e aprofundar temas relativos à conjuntura política e educação de qualidade. Nestes debates contávamos com grandes educadores como Paulo Freire,João Monlevade e Miguel Arroyo, entre outros.
      Assembléias lotadas no Gigantinho, greves beirando a uma adesão de quase 100%,respeito da sociedade, coisas que aos poucos vamos perdendo.
      Dia 18/11/2011, numa assembléia com um público de pouco mais de 3000 pessoas, com muita tristeza e apreensão, percebi a irresponsabilidade de uma diretoria que, através de discursos inflamados e meias verdades (sobre isto gostaria de escrever mais, mas o espaço não permite) conduz a categoria a uma greve intempestiva e que teve um fim melancólico, sem,pelo menos, negociação dos dias parados.
      Tenho saudade de um tempo em que as lideranças avaliavam muito bem o momento oportuno para que se desse um passo mais radical, que sabiam da responsabilidade de não jogar uma categoria numa greve desgastante de meia dúzia. E que sabiam que greve é o último passo, quando se vê que não há mais possibilidade de negociação.
      É urgente que as atuais lideranças reflitam sobre as causas que levam os professores   a decidir em suas próprias escolas se vão ou não acatar as decisões da assembléia geral.Por que este descompasso entre a base e as lideranças?
      Várias causas poderiam ser apontadas, mas uma em especial me deixa preocupada. Vejo uma acirrada disputa político partidária tomando lugar que deveria ser dos legítimos anseios da classe. Quero aqui deixar bem claro que todos têm direito a ter seu partido político, e é muito saudável para democracia que o tenham, só não é ético priorizar a disputa política em detrimento das questões específicas dos trabalhadores. Por que só se diz não a tudo que é proposto? Por que não se faz mais estudos e debates para que se possa apresentar propostas concretas aos governantes sobre os rumos que queremos dar à educação?
      É urgente e necessário uma retomada aos verdadeiros eixos do nosso sindicato.
Jussara M. O. Domingues
Professora aposentada-Articulação Sindical
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Por que o Piso Salarial não é cumprido
e as greves não alcançaram seus objetivos?

1. A greve da educação do Rio Grande do Sul de 2011 e as demais 15 greves estaduais precisam ser analisadas a partir do um cenário nacional, já que elas tiveram os mesmos eixos: implantação do piso salarial nacional e defesa dos planos de carreira e, as políticas dos governos foram as mesmas.

2. A maioria das greves foi derrotada pelas opções políticas dos governos estaduais e do governo Dilma. O ataque aos planos de carreira e o não cumprimento da lei do Piso Salarial são conseqüência da continuidade do projeto neoliberal por esses governos.

3. Além disso, o governo Dilma fez “uma opção preventiva à crise econômica mundial” em curso, no que foi acompanhado por governos do PT ao PSDB.  O governo vem aumentando os ataques aos direitos do povo trabalhador para assegurar as fabulosas taxas de lucros dos banqueiros e dos grandes empresários.

4. São exemplos das suas políticas: corte de R$ 70 bilhões do orçamento federal; congelamento dos salários dos servidores federais; nova reforma da previdência; a prorrogação da DRU – Desvinculação das Receitas da União que garante R$ 62 bilhões para o Governo Dilma gastar livremente; a farsa da Emenda 29 da Saúde pela qual o governo federal se desobriga de investir 10% na área, mas obriga estados e municípios a fazê-lo; e o PNE – Plano nacional de Educação dos governos Lula-Dilma que pretende destinar apenas 7% do PIB para a Educação até 2021.

5. Poderia ser diferente? O governo Dilma teria outra opção para resguardar o país das conseqüências da crise econômico-financeira que assola a Europa, os EUA e o Mundo Árabe e atender as necessidades de nosso povo, incluída a educação? Na nossa opinião, sim. O governo poderia adotar uma política econômica iniciando pela redução drástica dos juros que são os mais altos do planeta, controlar a movimentação de capitais, realizar uma auditoria da dívida que chega aos R$ 3 trilhões e consome 45% do orçamento federal anual –R$ 708 bilhões em 2011, redução da jornada de trabalho.

6. Só que a realidade é outra! Podemos constatar que as opções do governo Tarso de não cumprir a Lei do Piso Salarial e não estende-lo aos funcionários de escola, de atacar o plano de carreira do magistério e a previdência dos servidores estaduais, estão em perfeita sintonia com o projeto do governo Dilma. E os seus compromissos são com os mesmos setores: os grandes empresários, banqueiros e os organismos financiadores, como o Banco Mundial. Não é a toa que a grande mídia, a burguesia local (Agenda 2020), os partidos de direita e a ex-secretária de educação fazem coro aos argumentos do governo Tarso da impossibilidade financeira para pagar o Piso como básico se não mudar o plano de carreira do magistério.

  7. Do ponto de vista dos trabalhadores em educação e dos seus sindicatos o que explica a fragilidade ou derrota das greves?

8. Na nossa opinião, com a eleição de Lula grande parte do movimento sindical combativo foi cooptada. Isto é, passou a defender mais as políticas do seu governo do que os interesses das categorias que representa. Isto acontece com a Direção da CUT e da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

  9. Isso explica, em grande medida, porque as 16 greves estaduais do ano passado ficaram isoladas e não alcançaram seus objetivos. A Direção da CNTE, se negou a unificar as greves para dar uma solução nacional, com recursos do governo federal para garantir o cumprimento da Lei do Piso. Esta direção, infelizmente, está traindo os trabalhadores em educação.

10. Da parte das direções estaduais, inclusive a nossa, tiveram uma atuação corporativa no sentido de defender os interesses regionais, faltando iniciativa dos setores mais combativos, exemplo CPERS, de buscar a unificação de greves estaduais.

11. O isolamento da nossa greve se deu também dentro do próprio estado. A nossa Direção deveria ter buscado ampliar a aliança com a comunidade escolar a partir da sua indignação com a reforma do Ensino Médio e aproveitar o potencial de reação para obter apoio social a nossa luta.

12. Nós, da INTERSINDICAL, acreditamos que a mobilização contra a reforma do ensino médio poderia ter sido “o motor de um movimento massivo”.  Defendemos que já na Assembleia Geral do dia 18 de novembro, que deflagrou a greve, o CPERS deveria mobilizar estudantes e pais. Não tendo acordo, a mobilização dos estudantes ficou a cargo de cada força política, da qual destacamos a vigília na praça em Porto Alegre e Cachoeira do Sul, manifestações de estudantes Erechim, Caxias do Sul e dos estudantes da Escola Inácio Montanha/Movimento Contestação - POA, documentos elaborados em plenárias da comunidade escolar como nas Escolas Emílio Massot, Instituto de Educação e Alcides Cunha /POA.

13. Agora, a SEDUC faz o mesmo que em outros governos. De cima para baixo a Reforma do Ensino Médio. Mas nós não podemos permitir que se aprofunde a implantação de um projeto educacional que aumente o fosso social entre os filhos dos trabalhadores e das elites, como parece ser o projeto do ensino médio politécnico.

14. E continuaremos reafirmando que é possível o Governo Tarso cumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério e estende-lo aos Funcionários de Escola. Basta fazer o que afirmou na imprensa há poucos dias de que iria pedir complementação do governo federal ou adotar políticas como:

- Rever as isenções de impostos - R$ 11 bilhões em 2011. 

- Realizar uma Auditoria da Dívida com a União.
Essa dívida chega a R$ 40 bilhões e consome exatamente R$ 2 bilhões anuais em juros - o que falta para  Tarso pagar o Piso do Magistério.

15– Alguns desafios e propostas para o CPERS para 2012
- Capitalizar todo avanço salarial ou funcional, porque o governo  terá que fazer alguma concessão e acumular forças na categoria a partir de fevereiro e da greve nacional proposta pela CNTE nos dias 14,15 e 16 de março.
- Buscar uma articulação nacional para o problema do Piso, já que são 17 estados que não o cumprem na íntegra.
- Assumir a campanha pela Auditoria da Dívida do Estado com a União e a da Dívida Federal defendidas pelo Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida e pelo PSOL.
- Envolver as escolas na Conferência “A Educação que Queremos”, no primeiro semestre de 2012.
- Mobilizar pelo investimento de 10% do PIB na Educação Pública, já que a votação do PNE - Plano Nacional de Educação ficou para este ano.

COLETIVO “AVANTE EDUCADORES” – INTERSINDICAL

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PADRECO NA UFRGS



"ACABAMOS DE ACABAR" O LEVANTAMENTO DE NOSSOS EX-ALUNOS QUE PRESTARAM VESTIBULAR E FORAM APROVADOS.
DE 51, 39 ENTRARAM NA UFRGS!!! É MOLE?! ESTE É O PADRE REUS!!!
E O GOVERNO TARSO DIZ QUE O "ENSINO MÉDIO NÃO PODE SER TRAMPOLIM PRA UNIVERSIDADE"!!!
VIVA A NOSSA GURIZADA!!! VIVA O PADRECO!!! PARABÉNS ÀS FAMÍLIAS!!!
ENQUANTO EU FOR DIRETOR ESTA ESCOLA VAI LUTAR PRA MANDAR A NOSSA GURIZADA PRA UNIVERSIDADE!!! PRA UFGRS QUE É LUGAR DE FILHO DE TRABALHADOR, ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA!!!

Saludos rojos!

Ruy Guimarães

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

HÁ 30 ANOS...

Cpers propõe novo projeto ao governo

O Centro de Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) apresentou ontem ao governador Amaral de Souza uma contraproposta ao projeto do reajuste salarial do magistério. O documento aponta os subsídios para que o acordo de greve firmado em 1980 seja cumprido e expõe como o Estado pode fazê-lo. A medida especifica ainda os prejuízos que a classe terá caso a proposta em tramitação seja aprovada pela Assembleia Legislativa, que também receberá o documento.

Fonte: Zero Hora
Texto enviado aos Deputados pelo
39º Núcleo. Sugerimos a categoria
reforçar a ação do Núcleo
enviando e-mails com o mesmo texto.



Fica mais distante o cumprimento do PISO.


Observe que os divulgados 23% de reajuste, na prática, tornam-se valores completamente inferiores.


O DIEESE fez análise da proposta do GOVERNO que tramita em Regime de Urgência na Assembléia Legislativa.

O Conselho Geral e a Diretoria do CPERS estão debatendo na categoria e decidem no dia 02/03/2012, em Assembléia Geral, uma Proposta para cumprir o PISO de 2011 durante esta ano.


Contamos com seu apoio.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ASSEMBLEIA GERAL

Pagamento de promoção de professores inativos

Prezados colegas informamos que independente do processo judicial, encaminhado pela Assessoria Jurídica do CPERS, o governo do Estado autorizou na semana passada o pagamento, a nível administrativo, das promoções publicadas no DOE de 14/09/11, para os professores inativos.
Para que ocorra o pagamento, os mesmos deverão formalizar através de um processo o pedido de Retificação de ato de aposentadoria junto a CRE dirigido à Divisão de Aposentadoria e Revisão de Proventos
Uma vez publicada a retificação do ato de aposentadoria, a implantação para pagamento dar-se-á da seguinte forma:
- inativos com proventos integrais: a implantação será automática, através da referida Divisão – DIARP, Secretaria da Administração;
- inativos com proventos proporcionais: a implantação será após a revisão da média obtida na aposentadoria, pela Diretoria de Pagamento de Pessoal – DPP, Secretaria da Fazenda.

Salientamos que como o Estado somente irá atualizar a classe,  o processo judicial continuará tramitando para fins de implantação para aqueles que não efetuarem o processo administrativo e principalmente para o pagamento retroativo das promoções.

OBS: ESCLARECEMOS QUE NÃO HÁ NECESSIDADE, PARA OS PROFESSORES QUE NÃO INGRESSARAM INDIVIDUALMENTE COM PROCESSO JUDICIAL, TENDO EM VISTA O ENCAMINHAMENTO DE UMA AÇÃO COLETIVA NO INICIO DESTE ANO.

Dietoria do 39ºNúcleo

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Passagem Escolar

A Diretoria do 39º Núcleo encaminhou nesta quinta-feira (9/2) ofício solicitando audiência com Vanderlei Luis Cappellari (Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Diretor-Presidente da EPTC) para tratar sobre concessão de Passagem Escolar aos funcionários de Escola.

Diretoria do 39ºNúcleo

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Passagem Escolar

A Diretoria do 39ºNúcleo do CPERS/Sindicato estará nesta manhã de quarta-feira (8/2) às 9h, visitando os Líderes de Bancada da Câmara de Vereadores da Capital solicitando empenho na retomanda do Projeto do Lei que garante Passagem Escolar aos Agentes Educacionais.

Diretoria do 39ºNúcleo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PROPOSTA DE REAJUSTE FEITO PELO CPERS

PROPOSTA DO CPERS PARA REAJUSTE DOS AG. EDUCACIONAIS
mai/12
ago/12
dez/12
Padrão
Cargo
Grau
Básico
19,00%
14,00%
10,64%
1
Agente Educacional I - Manut. de Inf. Extrutura
Agente Educacional I – Alimentação
Ensino Fundamental – Nível 1

A
389,64
463,68
528,59
584,83
2
B
413,02
491,49
560,30
619,92
3
C
437,80
520,98
593,92
657,11
4
D
464,06
552,23
629,54
696,53
5
E
491,88
585,34
667,28
738,28
6
F
522,12
621,32
708,31
783,67
7
Agente Educacional III - Aux.em Administração
(em extinção)
Ensino Fundamental – Nível 1
A
600,05
714,06
814,03
900,64
8
B
636,05
756,90
862,87
954,67
9
C
674,21
802,31
914,63
1011,95
10
D
714,66
850,45
969,51
1072,66
11
E
757,50
901,43
1027,62
1136,96
12
F
804,06
956,83
1090,79
1206,85
13
Agente Educacional IV - Monitor de Escola
(em extinção)
Ensino Fundamental – Nível 1
A
469,13
558,26
636,42
704,14
14
B
497,27
591,75
674,60
746,37
15
C
527,11
627,26
715,08
791,16
16
D
558,73
664,89
757,97
838,62
17
E
592,23
704,75
803,42
888,90
18
F
628,63
748,07
852,80
943,54
19
Agente Educacional I
Agente Educacional II
Ensino Médio – Nível 2
A
701,35
834,61
951,45
1052,69
20
B
743,44
884,69
1008,55
1115,86
21
C
788,04
937,77
1069,06
1182,80
22
D
835,31
994,02
1133,18
1253,75
23
E
885,39
1053,61
1201,12
1328,92
24
F
939,82
1118,39
1274,96
1410,62
25
Agente Educacional I
Agente Educacional II
Ensino Médio – Nível 2
A
1013,07
1205,55
1374,33
1520,56
26
B
1073,85
1277,88
1456,78
1611,79
27
C
1138,28
1354,55
1544,19
1708,49
28
D
1206,57
1435,82
1636,83
1810,99
29
E
1278,90
1521,89
1734,96
1919,56
30
F
1357,51
1615,44
1841,6
2037,54

Fonte: DIEESE



PROPOSTA DO CPERS PARA REAJUSTE DOS PROFESSORES
mai/12
ago/12
nov/12
C/N
Básico
Abono
Total
19,00%
14,00%
10,64%
A1
R$ 395,54
R$ 38,91
R$ 434,45
R$ 470,69
R$536,59
R$593,68
A2
R$ 454,87
R$ 38,91
R$ 493,78
R$ 541,30
R$617,08
R$682,73
A3
R$ 514,20
R$ 38,91
R$ 553,11
R$ 611,90
R$697,56
R$771,78
A4
R$ 593,31
R$ 38,91
R$ 632,22
R$ 706,04
R$804,88
R$890,52
A5
R$ 731,75
R$ 38,91
R$ 770,66
R$ 870,78
R$992,69
R$1098,31
A6
R$ 791,08
R$ 38,91
R$ 829,99
R$ 941,39
R$1073,18
R$1187,37

Fonte: DIEESE